Graduação em Engenharia Ambiental

A estrutura proposta para o curso objetiva a formação de profissionais de Engenharia que tenham forte embasamento nas Ciências Básicas (matemática, química, física e biologia), permitindo fundamentação sólida em Ciências de Engenharia e, mais especificamente, em Ciências de Engenharia Ambiental. O objetivo a ser cumprido com essa forte fundamentação é a criação, geração e desenvolvimento de novas tecnologias e aplicação de tecnologias consolidadas para prevenção e controle da poluição ambiental. Além disso, o Engenheiro do Ambiente estará apto a participar nos estudos de caracterização ambiental, na análise de suscetibilidades e vocações naturais do ambiente e na elaboração de estudos de impactos ambientais. A existência de profissionais com essas características é certamente importante na implantação de qualquer modelo de desenvolvimento econômico, tanto na prevenção, quanto na minimização dos impactos que a atividade humana provoca no ambiente.

A Engenharia Ambiental, oferecida na EESC-USP forma profissional capaz de inovar e lidar com temas de saneamento ambiental, gestão ambiental, recursos hídricos, entre outros, a partir do conhecimento do ambiente físico, biológico e antrópico. A matriz curricular de Engenharia Ambiental desenvolve-se em torno de disciplinas temáticas que direcionam conteúdos de todos os períodos do Curso, desde o ciclo básico até o ciclo de formação específica: Ecossistemas Terrestres, Aquáticos e Interfaces (meio físico, biológico e antrópico); Caracterização Ambiental: Bacia Hidrográfica; Impactos e Adequação Ambiental; Ações Mitigadoras de Impactos Ambientais e Gestão Ambiental. Tal possibilidade visa fundamentar dinâmica própria conferindo ao Curso a articulação necessária para formação do Egresso.

O curso desenvolve-se durante cinco anos, com disciplinas semestrais, envolvendo dinâmicas em classe, em laboratórios didáticos, em visitas técnicas e com atividades extracurriculares de serviço à comunidade, como Projeto Rondon e Semana da Engenharia Ambiental. Os alunos fazem estágio supervisionado com duração mínima de 180 horas e elaboram um Trabalho de Graduação (TG), cuja monografia é defendida frente a Comissão Examinadora. O TG poderá ser elaborado a partir do estágio de Iniciação Científica (IC), com bolsa CNPq ou FAPESP e realizado nos diferentes laboratórios de pesquisa da EESC USP.

A Engenharia Ambiental é pró-ativa nos Ciclos de Avaliação da Graduação e encoraja a internacionalização da USP, com apoio e seguimento de intercâmbios de estudantes matriculados, tanto de brasileiros como de estrangeiros que a procuram.

 Saiba Mais