Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos (NEPER)

O NEPER, Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos da Escola de Engenharia de São Carlos fundado em 2003 com a coordenação do Professor Associado Valdir Schalch, é um grupo integrado com alunos, ex alunos, professores e outros profissionais que desenvolvem pesquisas em gestão, gerenciamento e tecnologias na área de resíduos sólidos, visando a redução, reutilização, reciclagem, recuperação energética e tratamento de resíduos, bem como a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Este grupo de pesquisa atua em atividades pautadas na gestão integrada de resíduos sólidos e seu gerenciamento, o qual envolve a proposição de cenários para os diversos tipos de resíduos, conforme o artigo 13 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada pela Lei n 12.305 de 02/08/2010 e regulamentada pelo decreto n 7.404 de 23/12/2010. Como meta, pretende-se disponibilizar para a comunidade metodologias e resultados que contribuam para a prevenção de impactos originados da gestão e gerenciamento inadequados dos resíduos sólidos no ambiente.

Algumas linhas de pesquisa atuais são:

1. Resíduos Domiciliares – estudam-se alternativas para a destinação final ambientalmente adequada e valorização energética da fração orgânica através de compostagem e biometanização;
  2. Resíduos de Limpeza Urbana – realiza-se a caracterização física desses resíduos em redes de drenagem urbana;
  3. Resíduos Industriais – desenvolve-se pesquisa para a reciclagem de poliuretano oriundo da produção de calçados e materiais esportivos, transformando-o em compósito polimérico para aplicação na construção civil, e possíveis aplicações de resíduos de sucata de ferro e aço após remoção de impurezas;
  4. Resíduos de Serviços de Saúde – realizam-se pesquisas sobre gestão e gerenciamento em estabelecimentos de saúde, baseadas em dados levantados de caracterizações química, física e biológica, e indicadores de geração, além do estudo da inativação microbiana no tratamento por autoclavagem;
  5. Resíduos da Construção Civil – direciona-se os estudos para a gestão com inclusão de software e para a influência do lixiviado na qualidade dos recursos hídricos;
  6. Resíduos Eletroeletrônicos – desenvolve-se modelos de gestão e gerenciamento, a partir de levantamentos quali-quantitativos de programas de reciclagem conduzidos por empresas e outras organizações;
  7. Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – ferramentas de gestão integrada de resíduos sólidos urbanos para os planos municipais de saneamento básico.

O principal objetivo do NEPER é contribuir com o manejo adequado de resíduos sólidos no país através de ações baseadas no conhecimento específico e técnico de seus pesquisadores.

Para maiores informações acesse o site do NEPER.

Professores Efetivos

• Valdir Schalch

Para maiores informações, entre em contato:
vschalch@sc.usp.br

NEPER