Núcleo de Estudos em Ecossistemas Aquáticos (NEEA)

Responsável – Professor Evaldo Luiz Gaeta Espíndola

O Núcleo de Estudos em Ecossistemas Aquáticos (NEEA) alocado no Campus 2 da EESC-USP, vem desenvolvendo atividades de pesquisas, extensão e formação de recursos humanos desde 1999, contando com a contribuição de professores da USP São Carlos (EESC e IQSC) e também da Universidade Federal de São Carlos, além de pós-doutores. Desde o início de sua criação, mais de 150 alunos, em diferentes níveis (iniciação, especialização, mestrado e doutorado), obtiveram seus títulos desenvolvendo pesquisas essencialmente nas áreas da limnologia e ecotoxicologia, cujos resultados foram divulgados em eventos científicos e publicados em periódicos nacionais e internacionais. Além das pesquisas desenvolvidas no Brasil, o NEEA sempre procurou estimular as parcerias internacionais, recebendo pesquisadores e enviando alunos para estágio no exterior, desenvolvendo projetos de pesquisa multidisciplinares com apoio do CNPq, CAPES FAPESP, Petrobras e outras instituições de amparo à pesquisa. O Núcleo também tem um forte componente de extensão, procurando atender a comunidade por meio de projetos de extensão, produção de material didático e cursos. Esse núcleo de pesquisa atualmente desenvolve suas atividades no Campus 2, da USP São Carlos, e conta com a participação de um docente efetivo da EESC/USP, dois pós-doutorados, seis doutorandos e dois mestrandos.

Professor Efetivo

• Evaldo Luiz Gaeta Espíndola